domingo, 19 de abril de 2015

Pinstripe



   A história do pinstripe é tão antiga quanto a nossa história. Há relatos que o pinstriping iniciou no antigo Egito. Nesta época não havia o conhecimento de tinturas líquidas, mas havia o conhecimento do processo de manipulação de ceras de abelhas, que pelas propriedades físico-químicas ofereciam excelente combinação com os pigmentos naturais, resultando em boa fixação e persistência do pigmento.   As pinturas e os detalhes eram feitos através da fusão entre a cera e o pigmento, a mistura era aquecida e aplicada sobre madeira através de um palito com uma ponta muito fina.
 Este processo foi utilizado até o império médio ( 2040 – 1640 a.C) na confecção das máscaras utilizadas nos sarcófagos e na da dinastia XVII (1640 – 1550 a.C) foi utilizada para pintar e decorar os ataúdes.

   Com a descoberta da tinta de base oleosa, foi necessário desenvolver um instrumento capaz de “absorver” o produto e promover uma aplicação às estruturas sem haver escorrimento. Desta forma foi inventado o primeiro pincel, inicialmente com tecido de linho e posteriormente com a utilização de pelos de animais, sendo o camelo a melhor opção.

   O pinstripe sempre esteve associado ao desenvolvimento da humanidade, não como uma técnica específica, mas um complemento aos diversos processos de pinturas.

   Por volta do século XVI d.C o pinstripe foi muito difundido entre os construtores de navegações e carruagens. Este processo de personalização chegou às Américas junto com a colonização e foi desenvolvido até a primeira década do século XX. Com a popularização do automóvel e a queda nas vendas das carruagens as personalizações foram esquecidas.

   Definição de Pinstriping é a capacidade do artista em realizar um filete de tinta, tão fina quanto possível, similar a um risco deixado por um alfinete. Estas linhas podem formar figuras definidas com significados ou simplesmente representar a arte de forma abstrata. 




   Durante a segunda guerra mundial, a técnica do pinstripe voltou a ser utilização na personalização de bombardeiros americanos, no terço final desta guerra, como uma forma de motivação e competição entre os pilotos combatentes, e com isso surgiu a técnica de Pinup's. 



   Os Pinup's  eram pinturas de mulheres, normalmente na região frontal das aeronaves, contando o histórico de cada aeronave, mostrando a quantidade de missões e combates enfrentados, etc. 

   Na década de 50, surge o movimento KUSTOM KULTURE, criado por Kenny “Von Dutch” Howard, Ed “Big Daddy” Roth e Dean Jeffries. Este movimento perdura até os dias de hoje nos pinstripings e pinups que personalizam Hot Rods, Rats, Bobbers, Choppers e diversos customizados.


   Usado em conjunto com técnicas de aerografia, o pinstriping é utilizado em decoração de carros, motocicletas e outras superfícies como geladeiras e capacetes.

KUSTOM KULTURE

"Um Hot somente será um Hot se houver pinstriping nele!"
Von Dutch

A)    Kenny Howard - Von Dutch
   

   O Holandês ( Von Dutch) como era conhecido nasceu em 1929, filho de um pintor de painéis e letrista,  com apenas 10 anos de idade já realizava desenhos e escritos com maestria. Aos 15 anos de idade foi trabalhar em uma loja de motocicletas Al Titus, de George Beerup. 
   
   Certo dia, levou uma motocicleta para casa e lá com os pincéis do pai decorou a moto. Ao trazê-la à oficina o Sr. George viu que poderia ganhar dinheiro com isso e promoveu Von Dutch para a pintura de motos. Durante esta época fez também trabalhos para a fabricante de armas Smith. Os carros nesta época apenas recebiam alguns acabamento finais de frisos, pintados a mão, sendo que o último carro personalizado em linha, artesanalmente, foi em 1938 pela General Motors. A Triumph e Rolls Royce mantiveram seus artesões da personalização e acabamento de pintura em seus produtos.

   O primeiro carro a receber a pintura em Pinstriping veio por acidente (um dia daqueles em que dizemos "não deveríamos ter levantado hoje"), Von Dutch estava muito irritado e precisava desabafar, extravasar, relaxar, pegou um carro e começou  a pintar com traços sem formação específica.
 Quando terminou, o proprietário do carro viu aqueles "rabiscos" e achou fantástico. E assim chegou o amigo do amigo, do amigo, do amigo....e toda a costa oeste estava tendo seus carros personalizados por Von Dutch. 

   Na década de 50, marcou toda uma geração com seus pinstripes e até hoje é admirado por todos que praticam, desenvolvem e curtem esta cultura.

   Von Dutch foi o primeiro a customizar carros com a técnica do pinstriping, era um gênio, morava literalmente em um ônibus onde desenvolvia seus trabalhos.  




   Von Dutch nunca ganhou dinheiro com sua arte de pinstriping, aliás detestava dinheiro. Diferentemente já Ed Roth quando olhou a possibilidade de ganhar dinheiro com isso, o resultado vocês já sabem.




"Eu faço questão de ficar à direita na ponte da pobreza. Eu não tenho um par de calças, sem um buraco nelas e apenas o par de botas que são os únicos que eu tenho. Eu não tenho nenhum outro para colocar no meu pé. Eu não gasto dinheiro com coisas desnecessárias, então eu não preciso ter um monte de dinheiro. Eu não preciso dele. Continuar pobre me faz bem. Eu gosto disso!. Acredito ser meu destino. Na vida há vários desafios, e se você se preocupar em ganhar só dinheiro, você não supera estes desafios. Ele só torna mais complicado. Se você se mantém pobre, a vida é simples."  Kenny "Von Dutch" Howard

   Dentre seus legados artísticos temos a sua
 logomarca olho voando (Flying Eyeball).

   O Holandês morreu em 1992 de complicações alcoólicas. Após sua morte, suas filhas venderam seu nome para uma indústria de confecção que detém a marca Von Dutch comercializando produtos ligados a área por todo o mundo.

B) Ed “Big Daddy” Roth



   Ed Roth foi um grande construtor de Hots, nasceu em 1932 e foi o primeiro a utilizar a fibra de vidro na construção de rot rods.
 Para subsidiar seus inventos produzia camisetas com diversos cartoons de criaturas grotescas,  tendo criado entre outros o famoso Rat Fink.

   Rat Fink nasceu de uma aversão incondicional de Ed Roth ao Mickey Mouse, então, como um anti-Mickey Mouse nasceu o Rat Fink. Sendo definido como um rato depravado de hábitos nojentos, extremamente rebelde que expressava toda a liberdade do jovem da época.

   Rat Fink foi lentamente perdendo força e popularidade até o surgimento do movimento punk na década de 80, costa oeste norte-americana, visto que Rat Fink na sua própria existência era o fenótipo de um adepto ao movimento.

   Em 2001 Ed Roth faleceu, mas antes disso em 2000 foi realizado um filme Tales of the Rat Fink, que traz toda a história de Ed Roth.



   Aconselho a você visitar o site oficial de Ed Roth para comprar este filme e muitos outros produtos: camisetas, brinquedos, posters, decalques e até máscaras,  www.bigdaddyroth.com. Rat Fink tem um site oficial também visite www.ratfink.org .


   Uma legião de pessoas cultua Rat Fink e anualmente nos Estados Unidos acontece o "Annual Rat Fink Reunion", vale a pena conferir.

C)  Dean Jeffries



   Filho de mecânico, durante a guerra da Korea, ficou sediado na Alemanha, onde observava os soldados que personalizavam suas motos e achava aquilo incrível, no retorno da Alemanha foi trabalhar em uma oficina mecânica, onde paralelamente desenvolvia sua habilidade no pinstriping.

   Com o aumento do conhecimento abriu seu estúdio em Hollywood, realizando diversos trabalhos para a indústria cinematográfica.  Foi convidado para desenvolver o Batmovel  do seriado em 1966, deu início aos trabalhos em um cadillac 1959, aumentou as aletastraseiras e modificou toda a frente do carro, porém o estúdio modificou seus planos e solicitou que terminasse o carro em uma semana e meia, em entrevista Jeffries disse que nem com 10 homens trabalhando dia e noite conseguiria concluir o projeto, assim para não comprometer seu estúdio encaminhou o projeto para  George Barris que concluiu o projeto do Batmovel. 



   Mas no cinema a sua contribuição é muito grande, pcarros como: Monkeembile (The Monkees), Black Beauty (The Green Hornet), Moon Buggy ( The 007- Diamonds are forever), etc.

MESTRES DA ATUALIDADE

   Nos Estados Unidos destaco os seguintes profissionais: Ron Beam, Bob Bond, Julian Braet, Jimmy C, Coop, Willis Dormer, Bobbo Dunn,  E-Dog, Willy Fischer, Craig Fraser, Jack Giachino, Harry Henkel, Rot Hod, Alan Johnson, Steve Kafka, John Kosmoski,  Mike Lavallee, Herb Martinez, Howie Nisgor,  Paul Quinn, Bob Spena, Von Franco e Wizard.

   Na Itália temos o Ettore Callegaro, na Argentina há o Feno e no Japão temos Makoto, Enamel e Takahiro Ishii. 

No Brasil

   O pinstriping no Brasil, como Kustom Kulture, praticamente inexiste. As técnicas desta cultura estão nas mãos de poucos adeptos sendo os mais conhecidos: Marcelo Lobão em São Paulo, Neimar em Belo Horizonte e Eduardo "BIG" Bignami em Londrina.

   O movimento Punk, na década de 80, trouxe em evidência a personalização de cabelos, roupas, tatuagens e na sequência renasceu o Kustom Kulture. E logo resurgiram nos EUA os velhos Hots e os "novos" Rats e por consequência o pinstriping.

   No Brasil o movimento Punk também foi expressivo e tem adeptos ferverosos até hoje. Com toda a certeza o que vemos hoje de Tatuagens, Pinstriping, Bobbers, Choppers, Hots e Rats, precisamos agradecer ao movimento Punk.

   Mas nem tudo são flores, a falta de leis que regulamentam os Rats, Hots e Tunning como uma categoria de carros para circulação, impede o crescimento de mercado para acessórios, peças e dos artesões em construção de carros e pinstriping. fica limitado aos poucos adeptos destes carros que após gastarem um dinheirão, na construção e personalização, mal podem circular com seus sonhos materializados.

   A história mostra que os primeiros pinstripers brasileiros, na verdade imigrantes europeus, também eram construtores de carroagens e carroças que utilizavam da técnica de pinstriping para agregar valor ao seu produto.

   Popularmente o pinstriping no Brasil é visto em carrocarias de caminhões e pickups.



   Comparativamente aos norte-americanos perdemos pelo material utilizado neste trabalho. Nossos pincéis e tintas não são adequados a melhor prática para o Kuston Kulture.

   Infelizmente temos que importar, tarefa não muito fácil, pois muitos fornecedores americanos não gostam de enviar tintas via correios.

Formas de execução

1 - Pinstriping mecânico.


   Esta é a forma preferida para fazer filetes em grandes superfícies como caminhões e vans. A grande vantagem é que o filete conseguido é sempre da mesma espessura e com a mesma densidade de tinta, mesmo enquanto sua preocupação maior seja a de manter a linha na posição desejada. Um pequeno equipamento de funcionamento simples e preciso é o que possibilita este trabalho. Chama-se Beugler.

   O striper Beugler existe desde a década de 1930 e por isso é espantoso que cada pintor não tem um. Ele pode fazer qualquer um parecer um pinstriper master. Largura da linha perfeita e fácil de usa para fazer linhas retas.

   É muito mais rápido, mais fácil e não há necessidade de ter que comprar novos pinceis a cada ano. 

   Tem diferentes "pontas" de várias larguras, fazendo linhas simples ou duplas.

   A maneira mais fácil de determinar a posição das linhas feitas com o Beugler é utilizando uma fita magnética que se prende ao automóvel e serve de guia ao pequeno equipamento. Esta fita magnética se prende com firmeza ao automóvel, fazendo inclusive curvas, e tem uma "ranhura" onde se encaixa o "braço guia" do Beugler para que as linhas saiam perfeitas.



Visite o site www.beugler.com para conhecer mais sobre esta pequena maravilha!

2 - Pinstriping com fitas adesivas

   Existem vários tipos de fitas adesivas de diferentes larguras utilizadas para mascaramento em pintura. As fitas "filetes" (também difíceis de serem encontradas no Brasil) permitem que se faça o mascaramento das linhas, e para a aplicação da tinta é necessário um pincel ou uma pistola (que pode ser o aerógrafo).

3 - Pinstriping à mão livre


   Agora chegamos ao ponto alto desta técnica. Sua forma mais avançada, que exige muito treino e seus  resultados  incríveis.  

   A forma mais fácil para um iniciante nesta técnica é fazer um esboço do desenho e depois seguir pintando com o pincel sobre as linhas de rascunho. Fitas adesivas também podem ser utilizadas como guias.


 Os pincéis disponíveis para este trabalho (também dificilmente  
encontrados no Brasil) são especiais em seu formato e no corte dos pelos. As linhas produzidas, mesmo quando curvas, são perfeitas, e dão o contorno ideal para trabalhos de personalização automotiva.  Repare nas imagens a seguir, que o dedo do pintor serve de guia.

Leitura recomendada

Fraser, Craig. Pinstriping Masters Techniques, Tricks, and Special F/X for Laying Down the Line
Johnson, Alan. How To Pinstripe (Motorbooks Workshop)
Martinez, Herb. Pinstripe Planet: Fine Lines from the World's Best (Korero Books)
Martinez, Herb. Herb Martinez's Guide to Pinstriping
Mehran, Mark W. Basic Hot Rod Pinstriping Techniques With Hot Rod Surf

Referências:

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pinstriping
http://www.examiner.com/article/easy-pinstriping-with-the-beugler-roller-striper
http://www.aerografia.com/pinstriping.html
http://www.pinstripe.com.br/paginas/pinstriping_no_mundo.html
http://www.pinstripe.com.br/paginas/pinstriping_no_mundo.html
http://www.imdcb.org 
crédito de imagem:
http://www.google.com
htttp://www.pinterest.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário